Enter your keyword

post

Jogo “Second Life” completa 20 anos em atividade; relembre o “metaverso original”

second life 20 anos

O jogo de simulação da vida real “Second Life”, considerado pioneiro do metaverso, comemorou 20 anos de lançamento no mês de junho.

Criado em 2003 por Philip Rosedale, da Linden Lab, o “Second Life” tornou-se um dos maiores jogos de mundo virtual 3D, com cerca de 750 mil usuários ativos mensais.

No universo virtual, usuários podem simular suas vidas e interagir entre si através de avatares tridimensionais. O sistema de customização do jogo ainda dá opções variadas para a criação de personagens.

Seu auge foi em 2006, quando chegou a 2 milhões de usuários. Na época, o Facebook tinha apenas dois anos e Mark Zuckerberg nem sonhava em criar a Meta para dar vazão aos planos de dominar o metaverso.

“O que as marcas fazem hoje nos games foi feito primeiro no Second Life”, disse o publicitário CCO da IBM Consulting, Icaro de Abreu, à revista Forbes. “Lá as empresas viram pela primeira vez a chance de interagir com as pessoas. Tinha agência de banco, concessionária e foi o embrião do metaverso que estamos construindo hoje”.

“Quando compartilhamos o Second Life com o mundo pela primeira vez em 2003, tínhamos uma missão em mente: criar uma experiência positiva e enriquecedora para seus residentes”, disse Rosedale. “Enquanto outros continuam tentando, nenhuma outra empresa chegou perto de construir um mundo como o Second Life”.

Como está o “Second Life” hoje?

Apesar de ter perdido força com os anos, o “metaverso original” conseguiu manter o público durante duas décadas.

O uso de dinheiro real em algumas interações, bem como a necessidade de um computador com alta capacidade de processamento e internet veloz, restringiu o acesso ao game na década de 2000.

Mesmo assim, de acordo com o Business Wire, o espaço ainda ajuda a criar uma “economia próspera” na internet.

Um levantamento da reportagem mostrou que dezenas de milhares de criadores em todo o mundo lucram com a venda de milhões de itens e serviços virtuais no mercado do Second Life. Todos os dias, são mais de 1,6 milhão de transações na rede.

“Second Life” para celular

Para celebrar os 20 anos de “Second Life”, a marca anunciou em março a expansão do jogo para celular e tablet pela primeira vez. A previsão é que uma versão beta saia ainda neste ano.

Em um fórum do ambiente virtual, um gerente de comunidade da Linden Lab publicou um vídeo anunciando o desenvolvimento da versão móvel. Assista:

O vídeo revela que a criação do app usa o motor de jogo Unity. O mecanismo facilita o lançamento e manutenção em dispositivos de Android e iOS. E, além disso, inclui uma prévia dos personagens e ambientes do “Second Life”, com comentários dos desenvolvedores.

The post Jogo “Second Life” completa 20 anos em atividade; relembre o “metaverso original” appeared first on Giz Brasil.