Enter your keyword

post

Saiba como acompanhar a Chuva de Meteoros Líridas, com pico nesta sexta

Chuva de Meteoros Líridas

Vai estar de folga nos próximos dias e ainda não decidiu como irá aproveitar? Aqui vai uma sugestão: na madrugada de sexta (22) para sábado (23), o céu será tomado pela Chuva de Meteoros Líridas. 

Esse fenômeno astronômico ocorre anualmente entre os dias 16 e 25 de abril, e representa o momento em que o planeta Terra atravessa a região do espaço em que estão os detritos do cometa Thatcher (C/1861 G1), descoberto em 1861. 

A chuva de meteoros será de média intensidade, com cerca de 10 a 12 estrelas cadentes atravessando o céu a cada hora. Quem vive nas regiões norte ou nordeste, pode comemorar, já que a visão do evento nestas regiões será privilegiada. 

Mas o resto do Brasil não precisa desanimar: será possível observar Líridas de qualquer canto, a depender das condições climáticas. O melhor horário para a observação será a partir da 1h da manhã (horário de Brasília).

Os meteoros irradiam da Constelação de Lira, mas podem ser observados em qualquer ponto no céu. Busque pela estrela Vega, um dos objetos mais brilhantes do céu noturno. Quando ela estiver um pouco acima do horizonte, já existirá chance de ver algum meteoro. Aplicativos como o Carta Celeste e o Sky View podem ajudar nessa missão. 

Se optar por usar o celular, mude sua configuração para o modo de leitura. A luz do dispositivo pode atrapalhar a observação. Busque também por locais abertos e com pouca  interferência luminosa. Se você vai passar o feriado no campo, por exemplo, esse é o seu momento. 

Aproveite também para tentar identificar o alinhamento dos planetas Saturno, Marte, Vênus e Júpiter. Você poderá observar o fenômeno ao olhar para a linha do horizonte pouco antes do amanhecer. Saiba detalhes nesse texto do Gizmodo Brasil.

E apenas mais um fato curioso: ao olhar para Líridas, saiba que você estará acompanhando a chuva de meteoros mais antiga de que se tem registro. Para ter uma ideia, seu primeiro avistamento parece ter sido feito pelos chineses no ano de 687 a.C. E aí, convencido?

The post Saiba como acompanhar a Chuva de Meteoros Líridas, com pico nesta sexta appeared first on Gizmodo Brasil.