Enter your keyword

post

Quando será o adeus aos anéis de Saturno

Quando será o adeus aos anéis de Saturno

Diversos planetas do Sistema Solar possuem anéis, mas nenhum é tão marcante quanto Saturno. Por lá, os aros congelados se destacam, encantando principalmente fotógrafos astronômicos que registram essa joia do Universo. 

Infelizmente, os anéis são passageiros. Os arcos que envolvem Saturno estão desaparecendo aos poucos, podendo sumir completamente dentro de 100 milhões de anos. 

Antes de entender seu fim, vale comentar sobre o início dessa composição planetária. Diferente do que os cientistas pensavam, os anéis de Saturno não são tão antigos assim. 

Na verdade, é possível que eles tenham se formado depois que os dinossauros já andavam pela Terra. Isso foi confirmado em 2017, após análises feitas durante a missão Cassini-Huygens.  

Mas então, como surgiram os anéis? Não há resposta certa para essa pergunta, apenas hipóteses. Cientistas sugerem que uma lua que orbitava ao redor de Saturno foi destruída ou mandada para fora do sistema entre 100 e 200 milhões de anos atrás. Consequentemente, seus detritos acabaram formando os anéis. 

Agora, os anéis estão perdendo material. A culpa está no campo magnético do planeta, que puxa as partículas congeladas e causa a chamada “chuva de anéis”. O material que cai é tanto que poderia encher uma piscina olímpica a cada meia hora, segundo a NASA.

A estimativa é que os anéis sumam dentro de 100 milhões de anos. O número pode mudar, já que Saturno tem uma órbita de 29,4 anos, que varia a exposição dos anéis ao Sol e altera como a luz ultravioleta os faz responder ao campo magnético do planeta. Isso pode acelerar ou retardar o sumiço, mas não evitá-lo. 

De toda forma, os cientistas não descartam a possibilidade de, no futuro, um outro evento acontecer e gerar novos anéis. Infelizmente, não estaremos mais aqui para conferir os desdobramentos.

The post Quando será o adeus aos anéis de Saturno appeared first on Giz Brasil.