Enter your keyword

post

NASA divulga vídeo com a construção da nova estação lunar Gateway

NASA divulga vídeo com a construção da nova estação lunar Gateway

A NASA divulgou uma animação em que mostra o conceito de como será construída a nova estação lunar Gateway. A estrutura faz parte do programa Artemis e será montada na órbita da Lua — servindo como base de apoio para os astronautas em missões na superfície lunar.

Assim como ocorreu com a Estação Espacial Internacional (ISS), a Gateway também exigirá várias missões de montagem. A estação será composta por módulos independentes que vão se encaixando ao longo do tempo para montar um corpo único, como se fosse um grande “Lego espacial”.

A construção terá apoio de várias parcerias internacionais e comerciais. Entre elas, está a Agência Espacial Europeia (ESA) que deverá contribuir com o desenvolvimento de um módulo de habitação, reabastecimento, além de um sistema de comunicação avançado.

A Agência Espacial Canadense (CSA) fornecerá um braço robótico de última geração, que servirá de apoio na construção da Gateway, lançar cargas úteis no espaço e realizar experimentos. Já a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) será responsável por recursos de suporte à vida dos astronautas, como controle ambiental e térmico no interior da estação.

No vídeo abaixo, compartilhado pela NASA, é possível ver os detalhes da construção da Gateway.

Passo a passo da construção da estação lunar Gateway

Os dois primeiros elementos da Gateway serão o Power and Propulsion Element (PPE) e o Habitation and Logistics Outpost (HALO), que serão lançados ao espaço unidos em um foguete Falcon Heavy, da SpaceX.

Segundo a NASA, o PPE será o responsável por fornecer 60 quilowatts de energia para a nova estação espacial, além de prover comunicações e propulsão de controle orbital.

Já o HALO é onde os astronautas vão viver e trabalhar, contando com um centro de controle, local para realizar experimentos científicos, além de alojamentos pressurizados. O HALO também terá pontos de ancoragem para receber espaçonaves tripuladas, naves de carga, além de landers para pouso na Lua – chamados “Human Landing System”, ou HLS.

A primeira tripulação da Gateway deverá chegar junto com o I-Hab, um módulo de habitação internacional construído pela ESA. Ele ampliará o espaço interno da estação, permitindo prolongar a estadia de astronautas.

O braço robótico canadense chegará à estação por meio de um módulo logístico, que fará entregas regulares de cargas úteis, experimentos científicos e suprimentos para a estação, através de contratos com empresas privadas, como a SpaceX. Esses módulos devem ficar ancorados na estação por períodos de 6 a 12 meses, e terão contratos com a iniciativa privada de até 15 anos de duração, com valores de até 7 bilhões de dólares.

A Gateway também receberá um módulo do tipo “airlock”, que permitirá aos astronautas fazerem caminhadas espaciais — para potenciais reparo da estação lunar, além da realização de experimentos científicos.

A expectativa da NASA é que o PPE e HALO estejam prontos para lançamento a partir de novembro de 2024.

The post NASA divulga vídeo com a construção da nova estação lunar Gateway appeared first on Gizmodo Brasil.