Enter your keyword

post

Lua desaparecida pode ter invertido a rotação de Vênus

O que é a fosfina, que reacende discussões sobre a vida em Vênus

O planeta Vênus é conhecido por ser o “do contra” no Sistema Solar, girando no sentido invertido dos demais vizinhos. Os motivos para isso nunca foram completamente explicados pela ciência. Agora, um novo estudo pode ter descoberto o motivo do planeta exibir essa rotação única.

Segundo a nova teoria de Valeri Makarov, do Observatório Naval dos Estados Unidos, e Alexey Goldin, da Teza Technologies em Chicago, uma antiga lua com uma órbita rebelde pode ser a culpada por esse enigma astronômico.

Segundo a pesquisa, a força gravitacional exercida por essa lua com uma órbita contrária pode ser a responsável pela rotação retrógrada de Vênus. Ela teria feito Vênus diminuir a velocidade de rotação e, após isso, inverter sua órbita.

Os pesquisadores fizeram uma série de simulações computacionais. Essas simulações oferecem insights sobre a dinâmica do caótico sistema solar primitivo, conforme relatado em um artigo publicado na revista Multidisciplinary Digital Publishing Institute.

Essa Lua, que recebeu o nome Neith, teria sido destruída pelo próprio planeta ainda no início do Sistema Solar.

Dia mais longo do Sistema Solar

Não é só a sua órbita curiosa que chama atenção dos pesquisadores. Vênus também registra um recorde: tem o dia mais longo do Sistema Solar.

Um estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres. Isso significa que um dia dura mais do que um ano em Vênus, que completa uma órbita completa ao redor do sol em 225 dias terrestres.

Vênus gira em seu eixo quase reto – o que implica que não tem estações reconhecíveis – enquanto a Terra está inclinada. O estudo calculou que Vênus tem uma inclinação de cerca de 2,64 graus, por 23,5 na Terra.

Vênus, o segundo planeta do Sol, é semelhante em estrutura, mas um pouco menor que a Terra, com um diâmetro de cerca de 12.000 quilômetros.

Além disso, Vênus gira em seu eixo quase reto – o que implica que não tem estações reconhecíveis – enquanto a Terra está inclinada. Um estudo calculou que Vênus tem uma inclinação de cerca de 2,64 graus, por 23,5 na Terra.

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Lua desaparecida pode ter invertido a rotação de Vênus appeared first on Giz Brasil.