Espada japonesa de samurai recuperada em escombros da 2ª Guerra Mundial
Arqueólogos descobriram uma espada japonesa de samurai, que data do século 17, em escombros da Segunda Guerra Mundial. A espada estava enterrada nos destroços do que sobrou da praça mais antiga de Berlim, destruída pelos bombardeios na cidade ao final da guerra.
As escavações no local histórico, à época chamado Molkenmarkt, começaram em 2022, de acordo com um comunicado do Museu Estadual de Berlim, no último dia 22. Os arqueólogos descobriram nos escombros que os porões que desmoronaram dos prédios do local continuavam enterrados “in situ”.
Desse modo, os arqueólogos encontraram vários artefatos, incluindo uma espada enferrujada.
Inicialmente, os pesquisadores confundiram a espada com uma arma de desfile militar. No entanto, análises do museu alemão revelaram que a arma era uma espada japonesa de samurai com lâmina pequena, conhecida como wakizashi.
Apesar de danificada pelo calor, a madeira e a corda que envolve a empunhadura da espada estão intactas, segundo os arqueólogos.
Além disso, o trabalho de restauração revelou diversos elementos decorativos na espada, como a pintura de um crisântemo e um entalhe de metal do Diakoku, o deus da sorte.
Com base nesses elementos, os arqueólogos determinaram que a empunhadura da espada foi fabricada durante o período Edo, entre 1615 e 1868, quando o Japão vivenciou uma fase de paz e ascensão social.
Além disso, o período Edo representa uma época de isolamento do Japão em relação ao resto do mundo. Então, como uma espada japonesa de samurai desse período foi parar em escombros da Segunda Guerra Mundial em Berlim?
Trajetória da espada japonesa
Embora o Japão tenha se aliado à Alemanha durante a guerra, os arqueólogos indicam que a espada apareceu na Europa muito antes do conflito começar. Segundo Wemhoff, é possível ter sido um presente de embaixadores japoneses que visitaram a Alemanha em 1862 e 1873. As visitas ocorreram, portanto, entre o final do período Edo e o início da Era Meiji.
Nessa época, o Japão buscava construir relações com as potências ocidentais e essas visitas foram chamadas de missões Takenouchi e Iwakura, em homenagem aos respectivos diplomatas.
De acordo com os arqueólogos, a praça Molkenmarkt fica perto do palácio do kaiser Guilherme I, rei da Prússia, que se encontrou com os embaixadores de ambas as missões.
No entanto, ainda de acordo com os arqueólogos, não foi possível encontrar uma ligação entre a espada japonesa e os antigos donos do prédio destruído durante a Segunda Guerra.
The post Espada japonesa de samurai recuperada em escombros da 2ª Guerra Mundial appeared first on Giz Brasil.