Enter your keyword

post

Cientistas criam alto-falantes que silencia a voz de pessoas chatas

Alto-falante com tecnologia para silenciar vozes de pessoas chatas.

Cientistas criaram um alto-falante que pode ser a ferramenta ideal para silenciar vozes de pessoas ‘chatas’ em videoconferências.

Usando tecnologia avançada, esse alto-falante configura seus sete microfones com ativação automática para criar “zonas de fala” em uma sala, o que ajuda a identificar e rastrear diferentes vozes.

É possível instruir o alto-falante a silenciar zonas específicas ou até mesmo vozes específicas, garantindo clareza e foco. Além disso, a tecnologia desse alto-falante pode silenciar certas áreas, o que será útil para silenciar pessoas chatas.

Alto-falante usa pequenos robôs para silenciar vozes chatas

O estudo, publicado na última quinta-feira (21), na revista Nature, destaca a tecnologia inovadora que os pesquisadores usaram para criar o alto-falante.

Segundo Malek Itani, um dos cientistas por trás do estudo, o que alimenta essa invenção notável é um bando de pequenos robôs, referidos como um “enxame acústico”. Cada robô tem o tamanho de um dedal, equipado com rodinhas, permitindo que se movam para os melhores pontos de captação de voz.

Quando sua energia começa a ficar baixa, eles voltam autonomamente para sua estação de carregamento.

Os pequenos robôs usam a ‘ecolocalização’ de alta frequência para fazer seu trabalho. Com isso, graças à dispersão dos microfones, o sistema consegue processar dados de voz com maior precisão.

Testes em ambientes reais, como escritórios, mostram que ele é bastante preciso ao identificar vozes, acertando cerca de 90% das vezes, mas há um pequeno delay no processamento, o que pode afetar videoconferências.

Os pesquisadores afirmam que o alto-falante será revolucionário por conseguir separar várias vozes em um espaço. No entanto, esse útil alto-falante se limita a superfícies de mesa, pois só podem trabalhar em 2D.

Futuramente, os cientistas querem aplicar essa tecnologia do alto-falante para “silenciar vozes de pessoas chatas” em testes que utilizem um espaço inteiro, simulando o que fones de ouvido com cancelamento de ruído conseguem fazer.

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Cientistas criam alto-falantes que silencia a voz de pessoas chatas appeared first on Giz Brasil.