Enter your keyword

post

Anatel faz testes com sistema que exibe nome e motivo da chamada

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está testando uma nova ferramenta para coibir golpes em que criminosos se passam por bancos ou instituições financeiras. O novo sistema de validação e identificação de chamadas exibe o nome e o motivo da ligação diretamente na tela do celular.

Embora ainda esteja em fase de teste no Brasil, a ferramenta já foi implementada com sucesso em outros países, como os Estados Unidos.

De acordo com o portal Tecnoblog, as instituições bancárias precisarão contratar os serviços de uma fornecedora de ligações em massa, que registrará cada ligação em um ambiente próprio. Ao receber uma ligação, o smartphone consultará as informações na base de dados da prestadora de serviço e exibirá uma identificação ao consumidor.

Recurso extra para o Brasil

O Brasil terá um recurso adicional, que é a exibição do motivo da chamada, que informará o usuário sobre promoções, cobranças ou retorno de contatos anteriores. É importante destacar que o consumidor não pagará nenhum valor adicional pela camada extra de segurança.

Ainda segundo o Tecnoblog, algumas operadoras que trabalham em território brasileiro, como Claro e Tim, estão participando dos testes junto a Anatel. No entanto, o envolvimento da Vivo, uma das grandes empresas de telefonia que atuam no país, ainda não foi confirmado.

A Agência trabalha para implementar o protocolo Stir/Shaken, que já existe no mercado internacional. É ele que vai permitir a visualização das informações de identificação do autor da chamada.

Além do trabalho da Anatel e operadoras de telefonia móvel, as fabricantes de smartphones, como Apple, Motorola, Xiaomi, Samsung e LG, por exemplo, precisarão atualizar o aplicativo nativo de chamadas para exibir os dados no momento da ligação.

Ainda não se sabe quando o novo padrão começará a valer. O início dos testes em rede aberta já é um sinal de que o sistema de validação e identificação de chamadas pode chegar em breve.

The post Anatel faz testes com sistema que exibe nome e motivo da chamada appeared first on Giz Brasil.